Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS
DESCRIÇÃO DA VITRINE AO PÚBLICO DEFICIENTE VISUAL
Banner dividido em duas metades opostas uma a outra: à esquerda predomina o branco, à direita predomina o negro. À esquerda temos um monstro alto, com cerca de três metros de altura, com grandes olhos ovais, duas orelhas curtas e pontiagudas, três antenas longas, terminadas em pequenas saliências ovaladas. Seu corpo tem a forma de um triângulo invertido, braços e pernas longos com antebraços e canelas grossos. Suas costas possuem saliências em forma de camadas dispostas como telhas sobrepostas da nuca até a bacia. Nas mãos e nos pés ele apresenta três garras afiadas dispostas em ângulos de 120° entre si. O monstro caminha da esquerda para a direita e está de perfil. Ele caminha sobre uma ponte preta com o assoalho de trilhos, suspensa por cabos e dispostos em zigue-zague. No fim do trajeto a ponte se encontra quebrada, com um vergalhão retorcido e cortado na ponta e, em frente a esta ruptura da ponte, temos a outra metade da ponte que foi desconectada, inclinada de maneira descendente e diagonal para a direita. Também há vergalhões retorcidos e rompidos nesta porção. Diante do monstro encontra-se flutuando um homem corpulento de pernas e braços musculosos. Seu tórax tem a forma de um triângulo invertido, seu pescoço tem a mesma largura da cabeça e seu queixo parece bastante largo. Seus olhos expressam raiva e ele se apresenta trincando os dentes, olhando em direção ao monstro. No seu peito há um símbolo estilizado de ave e ele veste uma capa longa que balança ao vento suavemente. Ele tem saliências similares a pequenas asas na lateral da cabeça, na altura dos ouvidos. Encontra-se com os braços ligeiramente afastado do corpo e de mãos fechadas, enquanto a perna direita está esticada e a esquerda dobrada.
Na metade direita do banner temos um monstro semelhante ao anterior, porém seus antebraços não terminam em dedos. Dispostos ao redor dos antebraços podem ser observadas pequenas saliências pontiagudas dispostas aleatoriamente. As pernas estão afastadas entre si e o monstro está girando o tronco para trás, deixando sua bacia apontando para a esquerda enquanto seus olhos miram a direita. Sua perna esquerda está envolvida por um cabo de grosso calibre com um gancho no final, que é conduzido por um homem parrudo que, parcialmente deitado, desliza por debaixo das pernas arqueadas do monstro. O homem está olhando para frente, encarando o espectador, usa um capacete branco em forma estilizada de caveira, com lentes negras e três fendas diante da boca e nariz. É possível observar uma alça de mochila branca junto aos ombros, simulando costelas e a fivela do cinto em forma de letras “D” e “K” maiúsculas. A letra “D” está horizontalmente invertida para se conectar harmoniosamente ao traço vertical que inicia letra “K”. O ambiente ao redor simula o crepúsculo de um dia, com o sol se pondo ao fundo, na esquerda, e estrelas dispostas aleatoriamente no topo do banner. Na parte superior do banner temos o enunciado “Khaoz Crescente” – sendo que a palavra “khaoz”(K-H-A-O-Z) encontra-se no canto superior esquerdo enquanto a palavra “Crescente” localiza-se no canto superior direito. Ao centro “Episódio 1, Parte 2”. No canto médio direito temos um selo da “Agência Transmídia” com os dizeres “Uma Produção 100% Original”.
SINOPSE DO CAPÍTULO
Após traçar uma linha de caos pelo Rio Grande do Sul, o alienígena agressivo mostra sua força nos Estados acima dos pampas: Santa Catarina e Paraná. Mas parece que, assim como monstro não está sozinho, nossos heróis também não estão.
“Khaoz Crescente” é uma comédia de ação em forma de áudio drama que satiriza estereótipos de super-heróis num cenário totalmente brasileiro.
A história foi escrita em 2005 e passou por diversas revisões até a presente versão em áudio. O público-alvo principal deste áudio drama é o público deficiente visual, que não possui uma representatividade expressiva no cenário de entretenimento impresso, sendo a eles negligenciadas áudio descrições de histórias em quadrinhos. O autor de “Khaoz Crescente” – Vitor Hugo Mota – identificou nesta fraca demanda a oportunidade de contemplar seus amigos deficientes visuais e, ao mesmo tempo, incentivar o uso da mídia podcast para outros fins além do papo trivial e informal de amenidades. O texto foi totalmente adaptado para ficar o mais descritível possível e dar a oportunidade de imersão para TODOS os públicos audíveis. E para tornar ainda mais efetivo, os efeitos de fundo utilizados ilustram sonoramente as ações efetuadas pelos personagens e o cenário ao redor. As mais de 60 vozes utilizadas ao longo dos 8 episódios desta história mostram o cuidado da produção em tornar cada personagem – por menor que seja a sua participação – único em sua passagem.
Por se tratar de uma história satírica, recheada de situações absurdas e nonsense, “Khaoz Crescente” se tornou uma história sem preconceitos, pois não trata uma cidade ou indivíduos melhor do que qualquer outro semelhante. Toda a narrativa enaltece e também faz piada com diversas cidades e estereótipos por onde passa.
E para estreitar os laços com nossos ouvintes, temos um concurso cultural disponível para todos que quiserem participar. Como uma das partes mais difíceis de se ter um filho é dar o nome à sua criatura, o autor Vitor Hugo Mota te convida a sugerir e ceder um nome para a super equipe a ser formada ao longo de “Khaoz Crescente”. Basta dar a sua sugestão nos comentários aqui no site, nos posts referentes ao áudio drama “Khaoz Crescente”, e torcer para estar entre os melhores. Mas não se esqueça de ler o regulamento antes de participar do concurso, pois a partir do momento em que você fizer sua sugestão, partiremos do pressuposto que concorda com o proposto, ok? Para conferir o regulamento do Concurso Cultural “O Nome do Time”, siga até o fim da postagem.
CRÉDITOS DE PARTICIPAÇÃO
- Roteiro, Edição, Direção e Produção Executiva: Vitor Hugo Mota
- Narração: João Victor Militani
- Locução: Ira Morato
ELENCO DESTE EPISÓDIO POR ORDEM DE APARIÇÃO
– Harald Stricker é Doutor Kranio
– Flávio Marteleto é O Comandante Militar de Florianópolis
– Antônio Carlos Junior é O Repórter de Florianópolis
– Francisco Seixas é Capitão Falcão
– Gabriel Toledano é O Piloto de Caça 1
– Lucas Conrado é O Piloto de Caça 2
– Carlos Del Vale é O Repórter Gaúcho
– Fábio Ayçar é O Presidente da República
– Leonardo Amaro é O Caminhoneiro de Pitanga
– Matheus Vale é O Policial da Viatura
– Giuliano Peccilli é O Policial ao Rádio
– Nelson Imbuzeiro é General Tadeu Rossi
– Rogério Passos é Cabo
– Diego Corrêa é O Militar ao Rádio
– Alexandre Baggio é Emissário
IMAGEM DOS HERÓIS DO EPISÓDIO
(COM DESCRIÇÃO AO PÚBLICO DEFICIENTE VISUAL)
TRILHA SONORA DO EPISÓDIO
– Mysterious Music Instrumental, de Blankett Barricade
– Mac Attack!, de Clint Mansell
– Searching, de Clint Mansell
– Go To Hell, de Clint Mansell
– Flying Home, de Henry Jackman & John Murphy
– Experiment Stahl, de Clint Mansell
– O Guarani, de Carlos Gomes
– Contaiment Breach, de Clint Mansell
– Taking Control, de Clint Mansell
– In The House, In A Heartbeat, de Henry Jackman & John Murphy
– Destroyed, de Clint Mansell
– Ressurection, de Clint Mansell
REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL “O NOME DO TIME“
#LOADTERMS