Saudações a todos.
A missão da Agência TransMídia em atender de maneira respeitosa e representativa o público deficiente visual se estende por vários braços do entretenimento e este meu primeiro artigo inaugura uma coluna onde falarei da acessibilidade de jogos antigos, do ponto de vista de um deficiente visual.
Meu nome é Alexandre Santos Costa, o famoso @magoolation , um deficiente visual apaixonado por tecnologia e gamer desde os anos dourados do Atari 2600.
E como primeiro jogo trago o Mike Tyson’s Punch Out para Nintendo 8bits, o famoso NES.
Trata-se de um jogo de boxe onde controlamos um lutador iniciante que quer o cinturão dos pesos pesados, tendo de enfrentar muitos lutadores até o desafio final: Mike Tyson em pessoa.
O jogo apresenta gráficos bastante bonitos para a época, com um ar cartunesco, e jogamos com nosso personagem de costas para os inimigos que estão de frente para nós.
Os controles são simples e intuitivos:
- Direcional para direita ou esquerda: esquiva para este lado;
- Direcional para baixo: defesa;
- A e B: soco esquerdo e direito respectivamente;
- Direcional para cima + soco: direciona o soco para o rosto do adversário;
- Direcional para cima + SELECT: caso esteja disponível realiza o soco especial;
Para ter acesso ao soco especial, você deve atingir um golpe de surpresa no adversário o que fará com que uma estrela apareça sobre sua cabeça.
Outra curiosidade do jogo é que o juiz é ninguém mais ninguém menos que Mario.
Acessibilidade
Por não possuir menus, o jogo inicia quase que automaticamente pressionando-se o botão START. Como há alguns diálogos com o treinador entre os rounds, este botão também te leva para o ringue.
É muito fácil identificar quando as lutas começam com um som peculiar do Mario tentando – graças à limitação do hardware da época – falar o que está acontecendo (como início da luta, contagem regressiva, etc).
Existem sons característicos para indicar quando os seus ataques foram bem sucedidos ou quando foram bloqueados, e também quando o inimigo está preste a deferir um golpe para que você possa esquivar.
Os golpes especiais do inimigo também possuem sons característicos. Só se leva um tempo para entendê-los e saber qual a melhor defesa.
Com isto, conseguimos jogar satisfatoriamente, pois o jogo – para nós – passa a ser um jogo rítmico, onde reagimos aos estímulos sonoros dos golpes dos inimigos.
Logicamente que com a áudio descrição de alguns golples conseguimos melhorar nossas estratégias, mas isto não é fundamental para que possamos nos divertir.
O jogo tem dificuldade progressiva e bater no Mike Tyson é uma tarefa hercúlea, a qual nunca consegui fazer. Mas isto não me impediu de continuar tentando. Afinal, apanhar neste jogo não dói.
Então está esperando o quê para tirar aquele seu console empoeirado de cima do armário ou adquirir um emulador para conhecer – ou matar a saudade – deste clássico?