ÁUDIO DRAMA – KHAOZ CRESCENTE – EPISÓDIO 1- CAPÍTULO 1 -PARTE 1

DESCRIÇÃO DA VITRINE AO PÚBLICO DEFICIENTE VISUAL

A vitrine da postagem é um banner dividido em duas metades opostas uma a outra: à esquerda predomina o branco, à direita predomina o negro. À esquerda temos a ação se passando num zoológico, tendo uma jaula com uma mureta de pedras brancas e argamassa escura, grades altas que prendem um animal similar a um leão pequeno. Fora da jaula, temos uma criatura de baixa estatura, corpo em forma de pirâmide invertida, três dedos nas mãos e nos pés, antebraços e canelas largos, olhos grandes, três antenas formando um ângulo de 120° entre si. Envolvendo a criatura que parece se debater temos a figura de uma caveira envolta num manto escuro, envolvendo a criatura com sua capa como se fossem sombras. A escuridão do manto se mescla às sombras do chão.
Na metade direita da vitrine temos a ação que se passa num local aberto, provavelmente um campo, com grama rasa no chão e um céu estrelado acima. À esquerda temos um homem de pé, de braços abertos e espalmados para traz. Seus cabelos são claros, seus olhos também. No seu peito há a metade de um símbolo que parece uma flecha apontando para cima e na borda da seta temos o que parece uma letra E maiúscula, ligeiramente inclinada e invertida. O personagem parece ranger os dentes. Ao seu redor há um domo semi circular cobrindo todo seu corpo e tocando o chão. Do lado de fora do domo, deitado sobre o semi círculo está a mesma criatura da metade esquerda do banner. A criatura está com os braços e pernas espalmados sobre o domo e suas antenas estão tocando o semi círculo com mais cuidado. Os olhos da criatura estão arregalados e as suas costas mostram uma longa estrutura de camadas vertebrais, como uma fileira sobreposta de doze vértebras da nuca até a bacia. Ao centro temos o enunciado “Caos Crescente” – sendo que Caos está escrito com as letras K-H-A-O-Z. Abaixo temos as categorias “Episódio 1” e “Parte 1”. No canto inferior direito temos um selo da “Agência Transmídia” com os dizeres “Uma Produção 100% Original”.

SINOPSE DO CAPÍTULO

Um OVNI cai no Brasil e causa o caos pelo sul do país, mobilizando as forças armadas, aterrorizando cidadãos inocentes e atraindo a atenção de três super-heróis tupiniquins.

“Khaoz Crescente” é uma comédia de ação em forma de áudio drama que satiriza estereótipos de super-heróis num cenário totalmente brasileiro.

A história foi escrita em 2005 e passou por diversas revisões até a presente versão em áudio. O público-alvo principal deste áudio drama é o público deficiente visual, que não possui uma representatividade expressiva no cenário de entretenimento impresso, sendo a eles negligenciadas áudio descrições de histórias em quadrinhos. O autor de “Khaoz Crescente”Vitor Hugo Mota – identificou nesta fraca demanda a oportunidade de contemplar seus amigos deficientes visuais e, ao mesmo tempo, incentivar o uso da mídia podcast para outros fins além do papo trivial e informal de amenidades. O texto foi totalmente adaptado para ficar o mais descritível possível e dar a oportunidade de imersão para TODOS os públicos audíveis. E para tornar ainda mais efetivo, os efeitos de fundo utilizados ilustram sonoramente as ações efetuadas pelos personagens e o cenário ao redor. As mais de 60 vozes utilizadas ao longo dos 8 episódios desta história mostram o cuidado da produção em tornar cada personagem – por menor que seja a sua participação – único em sua passagem.

Por se tratar de uma história satírica, recheada de situações absurdas e nonsense, “Khaoz Crescente” se tornou uma história sem preconceitos, pois não trata uma cidade ou indivíduos melhor do que qualquer outro semelhante. Toda a narrativa enaltece e também faz piada com diversas cidades e estereótipos por onde passa.

E para estreitar os laços com nossos ouvintes, temos um concurso cultural disponível para todos que quiserem participar. Como uma das partes mais difíceis de se ter um filho é dar o nome à sua criatura, o autor Vitor Hugo Mota te convida a sugerir e ceder um nome para a super equipe a ser formada ao longo de “Khaoz Crescente”. Basta dar a sua sugestão nos comentários aqui no site, nos posts referentes ao áudio drama “Khaoz Crescente”, e torcer para estar entre os melhores. Mas não se esqueça de ler o regulamento antes de participar do concurso, pois a partir do momento em que você fizer sua sugestão, partiremos do pressuposto que concorda com o proposto, ok? Para conferir o regulamento do Concurso Cultural “O Nome do Time”, siga até o fim da postagem.

CRÉDITOS DE PARTICIPAÇÃO

Roteiro, Edição, Direção e Produção Executiva: Vitor Hugo Mota

Narração: João Victor Militani

Locução: Ira Morato

ELENCO DESTE EPISÓDIO POR ORDEM DE APARIÇÃO

Luiza Müller é Edna Cordeiro

Vinícius Schiavini é Hamilton Aires

Diego Oliveira é O Transeunte 1

Alisson Moura é O Transeunte 2

Marcos Moreira é O Policial de Porto Alegre

Francisco Seixas é Capitão Falcão

Paulo Righi é O Gaúcho Típico

Carlos Del Vale é O Repórter Gaúcho

Fábio Ayçar é O Presidente da República

Rogério Rosa é O Motorista de Sapucaia do Sul

Pedro Henrique Souza é Oculto

Nelson Imbuzeiro é General Tadeu Rossi

Randal Bergamasco é Capitão Américo

Rogério Passos é Cabo

Andriolli Costa é O Cinegrafista do Zoológico

Alexandre Baggio é Emissário

Cristian Melo é O Policial de Taquara

IMAGEM DOS HERÓIS DO EPISÓDIO

(COM DESCRIÇÃO AO PÚBLICO DEFICIENTE VISUAL)

Francisco Seixas é a voz de Capitão Falcão
Na parte superior esquerda temos a imagem que mostra que Francisco Seixas é a voz de Capitão Falcão. Temos a imagem do herói sendo um homem forte e robusto, com as mãos nos quadris, o corpo é um triângulo invertido, com pernas finas e ombros largos, músculos se destacando no tronco e braços, pescoço quase tão largo como a cabeça, com queixo quadrado com uma covinha na ponta. Usa uniforme azul, com cueca bege sobre o uniforme e cinto de fivela amarela em forma de ave estilizada. O símbolo se repete no peito, onde continua ligado à longa capa e ao capuz que cobre toda cabeça e tem uma listra azul convergente no centro e vai até o nariz, com pequenas asas amarelas nos ouvidos. O símbolo da ave também aparece nas bainhas das mangas e das calças do uniforme, onde se liga às luvas e botas beges.
Pedro Henrique Souza é a voz de Oculto
No canto superior esquerdo temos a imagem que mostra que Pedro Henrique Souza é a voz de Oculto. Super herói magro, caucasiano conforme as poucas evidências de pele mostradas – no caso os antebraços e a mandíbula. No rosto, veste uma máscara de caveira que lhe cobre os olhos e nariz. Na órbita dos olhos, o conteúdo é escuro e apenas pupilas vermelhas podem se destacar. Traja uma grande capa preta de bainhas puídas ao final. Da capa se projeta um capuz que lhe cobre quase toda a cabeça, deixando apenas o rosto exposto. Na altura do peito uma fivela dourada em forma circular prende a capa preta. Dentro da capa, ao invés de escuridão há um grande vazio de trevas, similar ao espaço sideral. O personagem, além da capa, veste uma camiseta preta com uma estampa bege similar a uma chapa de raios X do tórax. Oculto se apresenta de braços cruzados e usando um par de luvas com decalques nos dedos lembrando as falanges da mão. Veste calças negras com uma faixa bege descendo pelas laterais das pernas e calçados negros com solado bege.
Alexandre Baggio é a voz de Emissário
No canto superior direito temos a imagem que mostra que Alexandre Baggio é a voz de Emissário. Super herói magro, caucasiano, voando projetado para frente. A mão esquerda está espalmada para frente enquanto a direita está para trás, erguida na altura do ombro e com o punho fechado. A perna esquerda se encontra estica e a direita dobrada. Os cabelos do personagem são grisalhos, tendendo ao branco, cortados curtos e com uma franja eriçada para cima. Emissário tem um rosto jovial apesar dos cabelos grisalhos e está sorrindo. Veste uma máscara azul escura que lhe cobre apenas os olhos, que são grandes e com leve tom azulado. Nas mãos veste luvas azuis escuras que cobrem até metade dos dedos. Veste também um casaco azul escuro na região do tórax e cinza nas mangas e gola, além de uma calça jeans cinza. Calça tênis predominantemente azul escuro e com solado e bico cinza. No peito do herói sobressai um símbolo azul celeste similar a uma flecha apontando para cima e dois símbolos similares a uma letra E maiúscula espelhadas, uma de cada lado das arestas da seta superior da flecha. O símbolo é envolto numa aura azul celeste, assim como todo o campo de força que envolve o personagem.
Nelson Imbuzeiro é a voz de General Rossi
No canto superior direito temos a imagem que mostra que Nelson Imbuzeiro é a voz do general Tadeu Rossi. À esquerda, a imagem apresentada é o busto do personagem: um senhor sexagenário, caucasiano, cabelos grisalhos e com uma ligeira calvície. Os cabelos são curtos ao estilo militar. Apresenta nariz com uma leve saliência no meio e uma ponta mais curta, como se tivesse quebrado o nariz algumas vezes ao longo da vida. Suas sobrancelhas e bigode são volumosos e igualmente grisalhos. O queixo é fino e toda a sua cabeça tem um formado de ovo com a ponta estreita para baixo. Usa um par de óculos escuros com armação Ray Ban clássico e veste uma gandola camuflada padrão do exército brasileiro.

TRILHA SONORA DO EPISÓDIO

The Fall Collapses, de Harry Gregson-Williams

Merchant of Death, de Ramin Dwajadi

Watchtower Beta Sector, da Game Audio, Ltd

Enforcer Bot, da Game Audio, Ltd

Grodd’s Throne Room, da Game Audio, Ltd

White Marcian Warship, da Game Audio, Ltd

Taking Control, de Clint Mansell

Queen Bee, da Game Audio, Ltd

Communications Facility, da Game Audio, Ltd

Defense Control, da Game Audio, Ltd

Base Tunnels, da Game Audio, Ltd

REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL “O NOME DO TIME

#LOADTERMS