Um herói sabotado por um bando de loucos! Não sucumbir ao inimigo pode ser bem pior! Quem consegue bater o recorde dos dez segundos? Até onde podemos confiar em pessoas mascaradas? E mais: dois recrutamentos pra lá de insólitos! Não perca a conclusão deste episódio e escute até o fim! QUACK!
DESCRIÇÃO DA VITRINE AO PÚBLICO DEFICIENTE VISUAL
Banner retangular deitado com conteúdo totalmente em preto e branco sólido. À esquerda sob fundo preto, imagem de meio corpo de uma mulher vestindo capote e bata branca na altura do peito, máscara branca de olhos grandes pretos, gola clerical no pescoço e blusa preta com uma faixa vertical branca cortada por uma horizontal, na altura do peito. À extrema direita, busto de homem magro, de cabelos brancos, curtos e franja eriçada. No rosto, uma máscara fina ovalada branca e olho grande e preto. Usa uma blusa preta com mangas e gola brancas. Do peito, dois traços diagonais partem em direção ao ombro. Ao centro, cena de ação em fundo branco mostrando quatro personagens unidos ao centro cercados por uma elipse preta de silhuetas de várias aves e um par de braços mecânicos abaixo do oval de pássaros. Os personagens, de cima para baixo, da esquerda para a direita: silhueta de ave robusta com pintas brancas e com asas erguidas lateralmente, na altura dos ombros e com os cotovelos dobrando os “antebraços” para cima. Seus olhos são brancos e um sorriso de canto de boca se destaca; segue silhueta de ave pequena com olhos branco e um símbolo no peito em forma de seta apontando para cima, tendo duas letra “E” maiúsculas nas laterais da seta. Sua asa direita está esticada para baixo junto ao corpo e a esquerda erguida para o lado, na altura do ombro; segue ave branca com olhos e bico preto, com a asa esquerda tocando a têmpora e a asa direita esticada para o lado, na altura do ombro. Diante deles, silhueta de um galo com crista eriçada, olhos e sorriso branco. Suas asas estão juntas ao corpo, com “antebraços” erguidos na altura da cintura e dos “punhos” fechados cintilam raios de energia branca. Na parte superior esquerda do banner, em letras brancas, “Sentinelas – 3ª Temporada”; abaixo, em letras pretas, “Episódio 11”; abaixo e em letras pretas, “Capítulo 25”; No canto superior direito e em letras brancas, “A Duras Penas”; abaixo, o selo preto da Agência TransMídia – que é um carimbo circular com as letras “T” e “M” maiúsculas ao centro; e no canto inferior direito, em letras pretas, “Parte 3”.
“SENTINELAS” é uma comédia de ação em forma de áudio drama que satiriza estereótipos de super-heróis num cenário totalmente brasileiro. O nome foi escolhido pelo ouvinte Alexandre Santos Costa ao fim da primeira temporada – “Khaoz Crescente” – graças ao concurso cultural “O Nome do Time”.
A história foi escrita em 2005 e passou por diversas revisões até a presente versão em áudio. O público-alvo principal deste áudio drama é o público deficiente visual, que não possui uma representatividade expressiva no cenário de entretenimento impresso, sendo a eles negligenciadas áudio descrições de histórias em quadrinhos. O autor de “Sentinelas” – Vitor Hugo Mota – identificou nesta fraca demanda a oportunidade de contemplar seus amigos deficientes visuais e, ao mesmo tempo, incentivar o uso da mídia podcast para outros fins além do papo trivial e informal de amenidades. O texto foi totalmente adaptado para ficar o mais descritível possível e dar a oportunidade de imersão para TODOS os públicos audíveis. E para tornar ainda mais efetivo, os efeitos de fundo utilizados ilustram sonoramente as ações efetuadas pelos personagens e o cenário ao redor. Neste trajeto, o público infantil foi uma inesperada surpresa, sendo escutado por jovens entre 08 e 13 anos.
Por se tratar de uma história satírica, recheada de situações absurdas e nonsense, “Sentinelas” se tornou uma história sem preconceitos, pois não trata uma cidade ou indivíduos melhor do que qualquer outro semelhante. Toda a narrativa enaltece e também faz piada com diversas cidades e estereótipos por onde passa.
CRÉDITOS DE PARTICIPAÇÃO
Roteiro, Direção, Narração e Produção Executiva: Vitor Hugo Mota
Locução: Leora Heller
Consultoria de áudiodescrição: Alexandre Santos Costa & Ana Gouvêa
ELENCO DESTE EPISÓDIO POR ORDEM DE APARIÇÃO
– Mateus Mantoan é Tori-Jin
– João Henrique Belo é o Gavião 1
– Samuel Rodrigues é o Gavião 2
– Marcello Marchetti é o Gavião 3
– Danton Freitas é o Gavião 4
– Marcelo Reina é o Gavião 5
– Jadson Moura é Capial Kid
– Claudio Assad é Agro Boy
– Eurico Junqueira é Emissário
– Kell Bonassoli é Pacífica
– André Faccas é Urubu
– Francisco Seixas é Capitão Falcão
– Caio Fernandes é Claudio Gedeão
– Vinnie Queiroga é Ananias Guinle
– Ivo Matheus é Doutor Jarbas
– Alexandre Gomes é Pinguim 1
– Randal Bergamasco é Pinguim 2
– Varlei Xavier é Pinguim 3
– Amós Caldeira é Pinguim 4
IMAGEM DOS HERÓIS DO EPISÓDIO
(COM DESCRIÇÃO AO PÚBLICO DEFICIENTE VISUAL)
TRILHA SONORA DO EPISÓDIO
Fight!, de Kenji Yamamoto
Small Disruption, de Junkie XL
Twelve Bullets, de Junkie XL
Cerebro, de Henry Jackman
Drink Up Me Hearties, de Hans Zimmer
Dubliners, de Barney McKenna
Blue Jacket, de Blanket Barricade WK Music Productions
Get a Pump, de Steven Jablonsky
Pieces Form the Whole, de Trent Reznor & Atticus Ross
An 1815 Napoleonic Brandy, de Henry Jackman & Matthew Margeson
“Sentinelas” são propriedade intelectual da ProZe Consultoria Criativa. A produção deste áudiodrama não tem fins lucrativos e contou com voluntariado de todas as vozes envolvidas. Todos os direitos reservados a Vitor Hugo Mota.