Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Apple Podcasts | RSS | More
SINOPSE DO CAPÍTULO
Um assalto a banco cometido por super-heróis? Mais vale um pássaro na mão do que quatro se desgarrando! Dois pombinho e um urubu em busca de respostas! Galo contra Gaviões fiéis em São José dos Campos! A busca por reforços em Santos! Uma aliança inesperada! Passarinho verde me contou que você não pode perder este capítulo!
DESCRIÇÃO DA VITRINE AO PÚBLICO DEFICIENTE VISUAL
Banner retangular deitado com conteúdo totalmente em preto e branco sólido. À esquerda sob fundo preto, busto de um urubu preto, com bico longo e plumagem volumosa do pescoço para baixo. À extrema direita, sob fundo preto, busto de um pinguim de peito e rosto branco com topo da cabeça, bico e ombros pretos. Ao centro, cena de ação acontecendo dentro de uma elipse branca sob fundo preto. Lá, temos oito personagens – quatro reunidos ao centro e quatro espalhados pela margem do oval. Da esquerda para a direita e da borda para o centro temos: galo flutuando de costas para o público, com o bico aberto e as asas esticadas para frente, concentrando uma energia luminosa nas “palmas” delas; segue pombo saindo do chão como um fantasma, de costas para o público, sendo visíveis apenas as suas asas e do peito para cima; segue ave de rapina grande e branca voando para o centro da tela, com as asas abertas de modo agressivo e garras abertas; segue pombo escuro, de costas para o público, asas abertas para cima e com um símbolo nas costas em forma de seta apontando para cima e letras “E” maiúsculas sobre a base de cada asa. Ao centro, abrindo a porta de um cofre, temos um indivíduo esguio usando um casaco preto de mangas claras e topete eriçado; segue silhueta de indivíduo robusto, cabelos penteados para trás, uma faixa nos olhos que flamula para a esquerda, vestindo kimono e faixas brancas no braço esquerdo esticado para frente; segue silhueta de indivíduo robusto, vestindo capa e capuz preto, com duas pequenas asas brancas na altura das orelhas. Seu olhos são branco e no peito há um símbolo de ave branca com asas abertas; e segue silhueta de indivíduo esguio usando capote branco, de olhos brancos e rosto tampado pelas sombras. Seu braço esquerdo está erguido na direção da ave de rapina. Na cintura, usa uma bolsa preta com detalhe branco em forma de pombo estilizado. Na parte superior esquerda do banner, em letras brancas, “Episódio 11”; ao centro e acima da porta do cofre, em letras pretas, “Sentinelas – 3ª Temporada” e, imediatamente abaixo, “A Duras Penas”; no canto superior direito e em letras brancas, “Capítulo 24”; No canto inferior esquerdo e em letras pretas, “Parte 2”; e no canto inferior direito, o selo preto da Agência TransMídia – que é um carimbo circular com as letras “T” e “M” maiúsculas ao centro.
“SENTINELAS” é uma comédia de ação em forma de áudio drama que satiriza estereótipos de super-heróis num cenário totalmente brasileiro. O nome foi escolhido pelo ouvinte Alexandre Santos Costa ao fim da primeira temporada – “Khaoz Crescente” – graças ao concurso cultural “O Nome do Time”.
A história foi escrita em 2005 e passou por diversas revisões até a presente versão em áudio. O público-alvo principal deste áudio drama é o público deficiente visual, que não possui uma representatividade expressiva no cenário de entretenimento impresso, sendo a eles negligenciadas áudio descrições de histórias em quadrinhos. O autor de “Sentinelas” – Vitor Hugo Mota – identificou nesta fraca demanda a oportunidade de contemplar seus amigos deficientes visuais e, ao mesmo tempo, incentivar o uso da mídia podcast para outros fins além do papo trivial e informal de amenidades. O texto foi totalmente adaptado para ficar o mais descritível possível e dar a oportunidade de imersão para TODOS os públicos audíveis. E para tornar ainda mais efetivo, os efeitos de fundo utilizados ilustram sonoramente as ações efetuadas pelos personagens e o cenário ao redor. Neste trajeto, o público infantil foi uma inesperada surpresa, sendo escutado por jovens entre 08 e 13 anos.
Por se tratar de uma história satírica, recheada de situações absurdas e nonsense, “Sentinelas” se tornou uma história sem preconceitos, pois não trata uma cidade ou indivíduos melhor do que qualquer outro semelhante. Toda a narrativa enaltece e também faz piada com diversas cidades e estereótipos por onde passa.
CRÉDITOS DE PARTICIPAÇÃO
- Roteiro, Direção, Narração e Produção Executiva: Vitor Hugo Mota
- Locução: Leora Heller
- Consultoria de áudiodescrição: Alexandre Santos Costa & Ana Gouvêa
ELENCO DESTE EPISÓDIO POR ORDEM DE APARIÇÃO
– Mateus Mantoan é Tori-Jin
– Eurico Junqueira é Emissário
– Kell Bonassoli é Pacífica
– Francisco Seixas é Capitão Falcão
– João Henrique Belo é o Gavião 1
– Samuel Rodrigues é o Gavião 2
– Marcello Marchetti é o Gavião 3
– Danton Freitas é o Gavião 4
– Marcelo Reina é o Gavião 5
– André Faccas é Urubu
– Renato Arléo é Arqueiro
IMAGEM DOS HERÓIS DO EPISÓDIO
(COM DESCRIÇÃO AO PÚBLICO DEFICIENTE VISUAL)
TRILHA SONORA DO EPISÓDIO
- Financial District, de Game Audio Ltd.
- Brainiac’s Probe, de Game Audio Ltd.
- Experiment Stahl, de Clint Mansell
- Emergence of Talents, de Yasuharu Takanashi
- Rising Dragon, de Toshio Masuda
- Extremis, de Brian Tyler
- Around The World, de Daft Punk
- Mystique, de Blanket Barricade WK Music Productions
- Inevitability-One Good Eye, de Brian Tyler & Danny Elfman