Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Apple Podcasts | RSS | More
SINOPSE DO CAPÍTULO
Poison Hebi e Doutor Kranio debatem sobre o destino do bebê! Lince mostra sua impaciência em novo pronunciamento! Duas pessoas flagradas como vieram ao mundo! Arqueiro decide os rumos da equipe e aumento o círculo de confiança! Farsantes, falsários e uma baixa! Um plano muito intrincado e um esconderijo bem público! Alguém sabe muito mais do que dá a entender…
DESCRIÇÃO DA VITRINE AO PÚBLICO DEFICIENTE VISUAL
Banner retangular deitado com conteúdo totalmente em preto e branco sólido. À esquerda sobre fundo preto, busto de um homem magro vestindo touca de aviador e óculos de ampla visão para alta velocidade. Usa camisa social branca e gravata preta. Por cima, uma jaqueta de aviador preta, com as golas eriçadas. À direita sobre fundo preto, homem forte, usando chapéu preto de caubói com aba lateral levanta . Uma fita branca com dentes caninos espaçados envolvem a circunferência do chapéu. O seu olho é grande e preto com pupila branca, seu nariz é aquilino e seu sorriso é largo, com caninos ressaltados. Usa cavanhaque volumoso preto, com cabelos compridos volumosos até o ombro. Veste camisa preta sem gola, com três botões e uma alça branca desce pelo seu ombro até a axila. Sobre centro de fundo branco, cena de ação ocorrendo entre dois círculos que se tocam lateralmente. Ao fundo, contorno de dois círculos falhos. A frente, mais à esquerda, mulher atlética que veste collant e capuz pretos com decalques brancos, com uma trança curta saindo da nuca e com uma presilha redonda na ponta. Ela está sentada no chão, com os braços para trás, sustentando o tronco. Suas pernas estão dobradas e separadas. Ao centro, homem forte, vestindo chapéu preto de caubói, camisa preta de mangas puxadas até o meio dos antebraços, luvas pretas, coldres peitorais e de cintura brancos. Veste calças e botas pretas. Ele está com as pernas abertas, com a cintura voltada para a mulher, mas o tronco virado para trás, tal qual sua cabeça. Ele tem cabelos compridos volumosos, presos por um rabo de cavalo, e usa óculos escuros. O restante do rosto é tampado pelo ombro esquerdo, o qual levanta o braço esquerdo segurando um revólver preto. O braço direito está um pouco menos erguido, também segurando um revólver preto. No canto direito, dois homens estão sentados, um de costas para o outro e amarrados num poste preto. Um veste uma máscara branca que cobre do topo da cabeça ao nariz. Usa um blusão preto, assim como luvas e bermuda na mesma cor. Do outro lado do poste, homem de capuz, jaqueta de golas eriçadas, luva, calça e sapatos pretos. Nas costas, detalhes curvilíneos brancos. Na parte superior esquerda do banner, em letras pretas, “Sentinelas – 3ª Temporada”; Ao lado, “Um Pequeno Detalhe”; ao centro, mais à esquerda, “Episódio 10”; entre os dois círculo ao centro, em “Capítulo 22”; mais à direita, “Parte 2”; no canto inferior direito, o selo preto da Agência TransMídia – que é um carimbo circular com as letras “T” e “M” maiúsculas ao centro.
“SENTINELAS” é uma comédia de ação em forma de áudio drama que satiriza estereótipos de super-heróis num cenário totalmente brasileiro. O nome foi escolhido pelo ouvinte Alexandre Santos Costa ao fim da primeira temporada – “Khaoz Crescente” – graças ao concurso cultural “O Nome do Time”.
A história foi escrita em 2005 e passou por diversas revisões até a presente versão em áudio. O público-alvo principal deste áudio drama é o público deficiente visual, que não possui uma representatividade expressiva no cenário de entretenimento impresso, sendo a eles negligenciadas áudio descrições de histórias em quadrinhos. O autor de “Sentinelas” – Vitor Hugo Mota – identificou nesta fraca demanda a oportunidade de contemplar seus amigos deficientes visuais e, ao mesmo tempo, incentivar o uso da mídia podcast para outros fins além do papo trivial e informal de amenidades. O texto foi totalmente adaptado para ficar o mais descritível possível e dar a oportunidade de imersão para TODOS os públicos audíveis. E para tornar ainda mais efetivo, os efeitos de fundo utilizados ilustram sonoramente as ações efetuadas pelos personagens e o cenário ao redor. Neste trajeto, o público infantil foi uma inesperada surpresa, sendo escutado por jovens entre 08 e 13 anos.
Por se tratar de uma história satírica, recheada de situações absurdas e nonsense, “Sentinelas” se tornou uma história sem preconceitos, pois não trata uma cidade ou indivíduos melhor do que qualquer outro semelhante. Toda a narrativa enaltece e também faz piada com diversas cidades e estereótipos por onde passa.
CRÉDITOS DE PARTICIPAÇÃO
- Roteiro, Direção, Narração e Produção Executiva: Vitor Hugo Mota
- Locução: Leora Heller
- Consultoria de áudiodescrição: Alexandre Santos Costa & Ana Gouvêa
ELENCO DESTE EPISÓDIO POR ORDEM DE APARIÇÃO
– Flávio Griot é Doutor Kranio
– Ana Gouvêa é Poison Hebi
– Renato Arléo é Arqueiro
– Paulo Righi é Lince
– Melina Thomaz é Líder da Segurança Patrimonial
– Juliano Lopes é Scan
– Alexandro Borba é Nervoso
– Caio Fernandes é Claudio Gedeão
IMAGEM DOS HERÓIS DO EPISÓDIO
(COM DESCRIÇÃO AO PÚBLICO DEFICIENTE VISUAL)
TRILHA SONORA DO EPISÓDIO
- Hot’n’Cold, de Katy Perry
- I’m Gonna Tell Jesus, de Steven Jablonsky
- Sexy And I Know It, de LMFAO
- Underwater, de Blanket Barricade WK Music Productions
- Drinks with Valentine, de Henry Jackman & Matthew Margeson
- Carbon Prevails, de Trent Reznor & Atticus Ross
- Taking Control, de Clint Mansell
- Better Than New, de Ramin Djawadi
- Fear, de Clint Mansell
- Morag, de Tyler Bates
- Fury, de Henry Jackman
- Watkins Glen, de Hans Zimmer
- Song to Say Goodbye, de Placebo
- Favela Escape, de Craig Armstrong
- Taser, de Steven Jablonsky