As origens ocultas de Nictus! O passado melancólico de Doutor Kranio! Uma luta entre cobras e lagartos! A decisão drástica de Pink Rocker! Piloto automático de três bonecos! O amargo gosto da liberdade! A redenção do carrancudo! Duplo homicídio no consulado subterrâneo! Xadrez de manipuladores! Um trabalho muito caro: vai de táxi ou chama o Uber?
DESCRIÇÃO DA VITRINE AO PÚBLICO DEFICIENTE VISUAL
Banner retangular deitado com conteúdo totalmente em preto e branco sólido. À esquerda, busto de um homem que veste um manto com capote preto. Seu rosto é a metade superior de um crânio humano de caninos pontiagudos. Um ponto claro se destaca na órbita preta do rosto. Seus dentes estão à mostra e rangendo. No peito, um círculo claro se destaca. À direita, outro indivíduo de manto e capote preto, mas com o rosto de caveira completo, de queixo protuberante e todos os dentes pontiagudos, com um ponto claro na órbita preta. Na altura do peito, ergue-se um punho fechado de ossos. Ao centro do banner, Dentro de uma moldura oval branca, cena de luta: à esquerda, homem robusto, de jaqueta com golas eriçadas e capacete branco em forma de crânio ergue uma mulher esguia pelo pescoço, usando a mão esquerda, enquanto a direita segura o calcanhar esquerdo da moça, que está com a perna esticada. As mãos dela seguram o braço esquerdo do homem que a ergue no ar. Ela é atlética, veste collant preto com detalhes brancos, um capuz que permite apenas seus olhos serem contemplados. Da nuca brota uma trança curta com presilha redonda na ponta. Mais ao centro, silhueta de monstro similar a um crocodilo se rasteja, com a cauda longa serpenteando. Uma vasta cabeleira se projeta da cabeça, para trás. À direita, mais ao fundo, mulher magra de cabelos longos é envolvida e suspensa no ar por uma névoa preta, que, ao topo – olhando para ela – tem um rosto de caveira de dentes pontiagudos. Ao lado, flutuando com as pernas cruzadas em posição de lótus, um homem magro com sorriso e olhos grandes, um par de chifres longos e retorcidos brotando da testa e um coque desgrenhado olha para o sofrimento da moça. A mão direita está diante do rosto, com seus longos dedos afastados entre si. A mão esquerda está erguida lateralmente, na altura do ombro, e com a palma aberta para cima, com uma grande bola de energia se destacando. Na parte superior esquerda do banner, em letras brancas, “Episódio 09”; ao centro, em letras pretas, “Sentinelas: 3ª Temporada” e o nome do episódio: “Marionetes do Destino”; à direita, em letras brancas, “Parte 3”. Ao centro do banner, acima do monstro-crocodilo, em letras pretas, “Capítulo 20”; e no canto inferior direito, o selo preto da Agência TransMídia – que é um carimbo circular com as letras “T” e “M” maiúsculas ao centro.
“SENTINELAS” é uma comédia de ação em forma de áudio drama que satiriza estereótipos de super-heróis num cenário totalmente brasileiro. O nome foi escolhido pelo ouvinte Alexandre Santos Costa ao fim da primeira temporada – “Khaoz Crescente” – graças ao concurso cultural “O Nome do Time”.
A história foi escrita em 2005 e passou por diversas revisões até a presente versão em áudio. O público-alvo principal deste áudio drama é o público deficiente visual, que não possui uma representatividade expressiva no cenário de entretenimento impresso, sendo a eles negligenciadas áudio descrições de histórias em quadrinhos. O autor de “Sentinelas” – Vitor Hugo Mota – identificou nesta fraca demanda a oportunidade de contemplar seus amigos deficientes visuais e, ao mesmo tempo, incentivar o uso da mídia podcast para outros fins além do papo trivial e informal de amenidades. O texto foi totalmente adaptado para ficar o mais descritível possível e dar a oportunidade de imersão para TODOS os públicos audíveis. E para tornar ainda mais efetivo, os efeitos de fundo utilizados ilustram sonoramente as ações efetuadas pelos personagens e o cenário ao redor. Neste trajeto, o público infantil foi uma inesperada surpresa, sendo escutado por jovens entre 08 e 13 anos.
Por se tratar de uma história satírica, recheada de situações absurdas e nonsense, “Sentinelas” se tornou uma história sem preconceitos, pois não trata uma cidade ou indivíduos melhor do que qualquer outro semelhante. Toda a narrativa enaltece e também faz piada com diversas cidades e estereótipos por onde passa.
CRÉDITOS DE PARTICIPAÇÃO
Roteiro, Direção, Narração e Produção Executiva: Vitor Hugo Mota
Locução: Leora Heller
Consultoria de áudiodescrição: Alexandre Santos Costa & Ana Gouvêa
ELENCO DESTE EPISÓDIO POR ORDEM DE APARIÇÃO
– Pedro Henrique Souza é Oculto & Nictus
– Diego Gravata é Vovô Trajano
– Andriolli Costa é Jorge
– Aline Hipolyto é Claudinha
– Mateus Mantoan é Tori-Jin & Tori Makai
– Flávio Griot é Doutor Kranio
– André Baldo é Tio Alfredo
– Gabriela Sobral é Magamara
– Antônio Carlos Junior é O Funcionário
– Ana Gouvêa é Poison Hebi
– Bruna Evelyn é Pink Rocker
– Douglas Fricke é Ari
– Bruno Gunter é Márvio
– João Victor Militani é Doutor Xistus Dutra
– Caio Fernandes é Claudio Gedeão
IMAGEM DOS HERÓIS DO EPISÓDIO
(COM DESCRIÇÃO AO PÚBLICO DEFICIENTE VISUAL)
TRILHA SONORA DO EPISÓDIO
Mambo Nº 5, de Lou Bega
Intriguing Possibilities, de Trent Reznor & Atticus Ross
For The Reunion, de Nobuo Uematsu, Kenichiro Fukui, Tsuyoshi Sekito, Keiji Kawamori & Kyosuke Himuro
X-Training, de Henry Jackman
Frankenstein’s Monster, de Henry Jackman
My Bastard Son, de Patrick Doyle
Kanada’s Death, Pt. 2, de John Murphy
Dead Souls, de Nine Inch Nails
Shame We Had To Grow Up, de Henry Jackman & Matthew Margeson
Killer Frost, de Game Audio Ltd.
Survive (Stranger Things Theme), de Kyle Dixon & Michael Stein
Injustice: Gods Among Us’ Theme, de Dean Grinsfelder
The Birth of a Champion, de Lasse Enersen
Letting Go, de Patrick Doyle
Semper Fi, de Clint Mansell
Olduval + Facing Demons, de Clint Mansell
Iron Monger, de Ramin Djawadi
Arc Reaktor, de Ramin Djawadi
Hey Ya!, de Outkast
“Sentinelas” são propriedade intelectual da ProZe Consultoria Criativa. A produção deste áudiodrama não tem fins lucrativos e contou com voluntariado de todas as vozes envolvidas. Todos os direitos reservados a Vitor Hugo Mota.