A base foi reformada e com puxadinho subterrâneo: a CASAMATA! Oculto e Tori-Jin sofrem nas mãos de Pink Rocker! Poison Hebi e Doutor Kranio se desentendem! Três inimigos sobrenaturais para dois heróis! Aventura mais desgovernada que o novo veículo da equipe! E vudu é pra jacu!
DESCRIÇÃO DA VITRINE AO PÚBLICO DEFICIENTE VISUAL
Banner retangular deitado com conteúdo totalmente em preto e branco sólido. Sobre fundo branco à esquerda, mulher magra de olhos pretos puxados e trança curta no cabelo preto, com uma presilha na ponta em forma de olho de cobra. Veste roupas escuras com poucos detalhes claros. Seu rosto é tampado com um capuz inteiriço, mostrando apenas os olhos. Sobre fundo branco à direita, mulher magra, de olhos grandes e pretos e lábios finos. Uma grande franja projeta uma sombra em seu rosto até a altura do nariz. Veste roupas escuras com dois semicírculos claros no peito. Ao centro, num semi círculo branco de concavidade para cima, cena de luta: mulher de corpo atlético agachada e vestindo collant preto com detalhes em branco. Mão esquerda apoiada no chão e direita esticada para trás. À sua frente, homem magro, de sorriso largo e olhos arregalados, salta com as mãos unidas na altura do peito. Das mãos, brotam feixes luminosos. Dois chifres brotam de sua testa. Ao lado, outra mulher, de pé, vestindo bermuda escura e casaco de capote preto. Sua longa franja balança ao vento. De braços abertos e punhos fechados, ela encara uma nuvem negra, que contém um rosto de caveira e mãos de ossos. Na parte superior do banner, em letras pretas, “Sentinelas: 3ª Temporada – Episódio 9 – Capítulo 18”. Ao centro, em letras pretas, “Marionetes do Destino”; e na porção inferior, em letras brancas, “Parte 1” e o selo branco da Agência TransMídia – que é um carimbo circular com as letras “T” e “M” maiúsculas ao centro.
“SENTINELAS” é uma comédia de ação em forma de áudio drama que satiriza estereótipos de super-heróis num cenário totalmente brasileiro. O nome foi escolhido pelo ouvinte Alexandre Santos Costa ao fim da primeira temporada – “Khaoz Crescente” – graças ao concurso cultural “O Nome do Time”.
A história foi escrita em 2005 e passou por diversas revisões até a presente versão em áudio. O público-alvo principal deste áudio drama é o público deficiente visual, que não possui uma representatividade expressiva no cenário de entretenimento impresso, sendo a eles negligenciadas áudio descrições de histórias em quadrinhos. O autor de “Sentinelas” – Vitor Hugo Mota – identificou nesta fraca demanda a oportunidade de contemplar seus amigos deficientes visuais e, ao mesmo tempo, incentivar o uso da mídia podcast para outros fins além do papo trivial e informal de amenidades. O texto foi totalmente adaptado para ficar o mais descritível possível e dar a oportunidade de imersão para TODOS os públicos audíveis. E para tornar ainda mais efetivo, os efeitos de fundo utilizados ilustram sonoramente as ações efetuadas pelos personagens e o cenário ao redor. Neste trajeto, o público infantil foi uma inesperada surpresa, sendo escutado por jovens entre 08 e 13 anos.
Por se tratar de uma história satírica, recheada de situações absurdas e nonsense, “Sentinelas” se tornou uma história sem preconceitos, pois não trata uma cidade ou indivíduos melhor do que qualquer outro semelhante. Toda a narrativa enaltece e também faz piada com diversas cidades e estereótipos por onde passa.
CRÉDITOS DE PARTICIPAÇÃO
Roteiro, Direção, Narração e Produção Executiva: Vitor Hugo Mota
Locução: Leora Heller
Consultoria de áudiodescrição: Alexandre Santos Costa & Ana Gouvêa
ELENCO DESTE EPISÓDIO POR ORDEM DE APARIÇÃO
– Gabriela Sobral é Magamara
– Ana Gouvêa é Poison Hebi
– Bruna Evelyn é Pink Rocker
– Mateus Mantoan é Tori-Jin & Tori Makai
– Pedro Henrique Souza é Oculto & Nictus
– Flávio Griot é Doutor Kranio
IMAGEM DOS HERÓIS DO EPISÓDIO
(COM DESCRIÇÃO AO PÚBLICO DEFICIENTE VISUAL)
TRILHA SONORA DO EPISÓDIO
One Simple Idea, de Hans Zimmer
Run, de Gnarls Barkley
Girls Just Wanna Have Fun, de Cyndi Lauper
In The Hall of the Mountain King, de Trent Reznor & Atticus Ross
No Future, de Tangerine Dream
Physical Compatibility, de Ramin Djawadi
Give Him Everything You’ve Go, de Craig Armstrong
Calling Captain Sky, de Edward Shearmur
Skydiving, de Henry Jackman & Matthew Margeson
The Big Blast, de Tyler Bates
In the House, In a Heartbeat, de John Murphy
“Sentinelas” são propriedade intelectual da ProZe Consultoria Criativa. A produção deste áudiodrama não tem fins lucrativos e contou com voluntariado de todas as vozes envolvidas. Todos os direitos reservados a Vitor Hugo Mota.