Banner em forma de retângulo deitado com imagens dentro, totalmente em preto e branco. A imagem apresenta a silhueta escura de cinco personagens diante de um muro de tijolos cravejado de balas. Neste muro existe uma pichação rústica que consiste de uma letra “A” maiúscula envolvida por um círculo te tinta. Os personagens estão realçados por um oval branco que acolhe todos. Da esquerda para a direita temos a imagem de um homem forte, levitando, com capa ao vento e punhos fechados; ao seu lado direito temos um jovem esguio agachado, com a mão esquerda erguida para cima, na altura dos ombros e cabelo penteado para trás; à sua direita temos um homem em prontidão, com os braços afastados lateralmente do tronco parrudo que possui. Sua cabeça é bastante redonda, sua jaqueta tem golas eriçadas e suas mãos estão abertas; à sua direita, acima, há um homem magro, esguio, levitando com os braços afastados lateralmente do corpo, mãos abertas, uma franja eriçada e com uma das pernas erguida e dobrada enquanto a outra está esticada e apontando para baixo; e o último personagem, afastado mais à direita, é um homem magro de cabeça grande, levemente arqueado para frente. Uma de suas mãos segura um arco à sua frente e a outra está retirando uma flecha da aljava nas suas costas. Esta aljava ainda contem 4 flechas em seu interior. Fora do cone branco há o enunciado da atração: superiormente, à esquerda, está escrito “Episódio 5”, ainda acima, só que à direita, temos o enunciado “Capítulo 9”; voltando à esquerda, só que abaixo no banner, temos o nome do episódio: “Terra de Ninguém” e finalizando, temos o enunciado “Parte 1” também abaixo no banner, só que à direita. Ao centro, nas costas do personagem no meio do banner, há o nome do grupo de heróis – “Sentinelas” – e o subtítulo da “2ª Temporada” abaixo. E abaixo disso há o selo da Agência TransMídia, que é um carimbo com as letras T e M maiúsculas ao centro.
SINOPSE DO CAPÍTULO
Não existe boa ação que não seja passível de consequências. Após a passagem aterradora do alienígena Khaoz em solo tupiniquim, o time de super-heróis brasileiros deve se dividir para resolver pendências de sua reunião. Aqui, cinco heróis devem resgatar Florianópolis das mãos de um extremista paramilitar.
“SENTINELAS” é uma comédia de ação em forma de áudio drama que satiriza estereótipos de super-heróis num cenário totalmente brasileiro. O nome foi escolhido pelo ouvinte Alexandre Santos Costa ao fim da primeira temporada – “Khaoz Crescente” – graças ao concurso cultural “O Nome do Time”.
A história foi escrita em 2005 e passou por diversas revisões até a presente versão em áudio. O público-alvo principal deste áudio drama é o público deficiente visual, que não possui uma representatividade expressiva no cenário de entretenimento impresso, sendo a eles negligenciadas áudio descrições de histórias em quadrinhos. O autor de “Sentinelas” – Vitor Hugo Mota – identificou nesta fraca demanda a oportunidade de contemplar seus amigos deficientes visuais e, ao mesmo tempo, incentivar o uso da mídia podcast para outros fins além do papo trivial e informal de amenidades. O texto foi totalmente adaptado para ficar o mais descritível possível e dar a oportunidade de imersão para TODOS os públicos audíveis. E para tornar ainda mais efetivo, os efeitos de fundo utilizados ilustram sonoramente as ações efetuadas pelos personagens e o cenário ao redor. Neste trajeto, o público infantil foi uma inesperada surpresa, sendo escutado por jovens entre 08 e 13 anos.
Por se tratar de uma história satírica, recheada de situações absurdas e nonsense, “Sentinelas” se tornou uma história sem preconceitos, pois não trata uma cidade ou indivíduos melhor do que qualquer outro semelhante. Toda a narrativa enaltece e também faz piada com diversas cidades e estereótipos por onde passa.
CRÉDITOS DE PARTICIPAÇÃO
Roteiro, Direção e Produção Executiva: Vitor Hugo Mota