Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS
DESCRIÇÃO DA VITRINE AO PÚBLICO DEFICIENTE VISUAL
A vitrine da postagem é um banner dividido em duas metades opostas uma a outra: à esquerda predomina o branco, à direita predomina o negro. À esquerda temos a ação se passando num zoológico, tendo uma jaula com uma mureta de pedras brancas e argamassa escura, grades altas que prendem um animal similar a um leão pequeno. Fora da jaula, temos uma criatura de baixa estatura, corpo em forma de pirâmide invertida, três dedos nas mãos e nos pés, antebraços e canelas largos, olhos grandes, três antenas formando um ângulo de 120° entre si. Envolvendo a criatura que parece se debater temos a figura de uma caveira envolta num manto escuro, envolvendo a criatura com sua capa como se fossem sombras. A escuridão do manto se mescla às sombras do chão.
Na metade direita da vitrine temos a ação que se passa num local aberto, provavelmente um campo, com grama rasa no chão e um céu estrelado acima. À esquerda temos um homem de pé, de braços abertos e espalmados para traz. Seus cabelos são claros, seus olhos também. No seu peito há a metade de um símbolo que parece uma flecha apontando para cima e na borda da seta temos o que parece uma letra E maiúscula, ligeiramente inclinada e invertida. O personagem parece ranger os dentes. Ao seu redor há um domo semi circular cobrindo todo seu corpo e tocando o chão. Do lado de fora do domo, deitado sobre o semi círculo está a mesma criatura da metade esquerda do banner. A criatura está com os braços e pernas espalmados sobre o domo e suas antenas estão tocando o semi círculo com mais cuidado. Os olhos da criatura estão arregalados e as suas costas mostram uma longa estrutura de camadas vertebrais, como uma fileira sobreposta de doze vértebras da nuca até a bacia. Ao centro temos o enunciado “Caos Crescente” – sendo que Caos está escrito com as letras K-H-A-O-Z. Abaixo temos as categorias “Episódio 1” e “Parte 1”. No canto inferior direito temos um selo da “Agência Transmídia” com os dizeres “Uma Produção 100% Original”.
SINOPSE DO CAPÍTULO
Um OVNI cai no Brasil e causa o caos pelo sul do país, mobilizando as forças armadas, aterrorizando cidadãos inocentes e atraindo a atenção de três super-heróis tupiniquins.
“Khaoz Crescente” é uma comédia de ação em forma de áudio drama que satiriza estereótipos de super-heróis num cenário totalmente brasileiro.
A história foi escrita em 2005 e passou por diversas revisões até a presente versão em áudio. O público-alvo principal deste áudio drama é o público deficiente visual, que não possui uma representatividade expressiva no cenário de entretenimento impresso, sendo a eles negligenciadas áudio descrições de histórias em quadrinhos. O autor de “Khaoz Crescente” – Vitor Hugo Mota – identificou nesta fraca demanda a oportunidade de contemplar seus amigos deficientes visuais e, ao mesmo tempo, incentivar o uso da mídia podcast para outros fins além do papo trivial e informal de amenidades. O texto foi totalmente adaptado para ficar o mais descritível possível e dar a oportunidade de imersão para TODOS os públicos audíveis. E para tornar ainda mais efetivo, os efeitos de fundo utilizados ilustram sonoramente as ações efetuadas pelos personagens e o cenário ao redor. As mais de 60 vozes utilizadas ao longo dos 8 episódios desta história mostram o cuidado da produção em tornar cada personagem – por menor que seja a sua participação – único em sua passagem.
Por se tratar de uma história satírica, recheada de situações absurdas e nonsense, “Khaoz Crescente” se tornou uma história sem preconceitos, pois não trata uma cidade ou indivíduos melhor do que qualquer outro semelhante. Toda a narrativa enaltece e também faz piada com diversas cidades e estereótipos por onde passa.
E para estreitar os laços com nossos ouvintes, temos um concurso cultural disponível para todos que quiserem participar. Como uma das partes mais difíceis de se ter um filho é dar o nome à sua criatura, o autor Vitor Hugo Mota te convida a sugerir e ceder um nome para a super equipe a ser formada ao longo de “Khaoz Crescente”. Basta dar a sua sugestão nos comentários aqui no site, nos posts referentes ao áudio drama “Khaoz Crescente”, e torcer para estar entre os melhores. Mas não se esqueça de ler o regulamento antes de participar do concurso, pois a partir do momento em que você fizer sua sugestão, partiremos do pressuposto que concorda com o proposto, ok? Para conferir o regulamento do Concurso Cultural “O Nome do Time”, siga até o fim da postagem.
CRÉDITOS DE PARTICIPAÇÃO
• Roteiro, Edição, Direção e Produção Executiva: Vitor Hugo Mota
• Narração: João Victor Militani
• Locução: Ira Morato
ELENCO DESTE EPISÓDIO POR ORDEM DE APARIÇÃO
– Luiza Müller é Edna Cordeiro
– Vinícius Schiavini é Hamilton Aires
– Diego Oliveira é O Transeunte 1
– Alisson Moura é O Transeunte 2
– Marcos Moreira é O Policial de Porto Alegre
– Francisco Seixas é Capitão Falcão
– Paulo Righi é O Gaúcho Típico
– Carlos Del Vale é O Repórter Gaúcho
– Fábio Ayçar é O Presidente da República
– Rogério Rosa é O Motorista de Sapucaia do Sul
– Pedro Henrique Souza é Oculto
– Nelson Imbuzeiro é General Tadeu Rossi
– Randal Bergamasco é Capitão Américo
– Rogério Passos é Cabo
– Andriolli Costa é O Cinegrafista do Zoológico
– Alexandre Baggio é Emissário
– Cristian Melo é O Policial de Taquara
IMAGEM DOS HERÓIS DO EPISÓDIO
(COM DESCRIÇÃO AO PÚBLICO DEFICIENTE VISUAL)
TRILHA SONORA DO EPISÓDIO
– The Fall Collapses, de Harry Gregson-Williams
– Merchant of Death, de Ramin Dwajadi
– Watchtower Beta Sector, da Game Audio, Ltd
– Enforcer Bot, da Game Audio, Ltd
– Grodd’s Throne Room, da Game Audio, Ltd
– White Marcian Warship, da Game Audio, Ltd
– Taking Control, de Clint Mansell
– Queen Bee, da Game Audio, Ltd
– Communications Facility, da Game Audio, Ltd
– Defense Control, da Game Audio, Ltd
– Base Tunnels, da Game Audio, Ltd
REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL “O NOME DO TIME“
#LOADTERMS