Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: Apple Podcasts | RSS | More
DESCRIÇÃO DA VITRINE AO PÚBLICO DEFICIENTE VISUAL
Banner retangular deitado com conteúdo totalmente em preto e branco sólido. O fundo da imagem é preto. Ao centro da tela, temos a silhueta branca de uma casa térrea de telhado em duas águas e um exaustor na banda direita do telhado. Na frente da casa, uma porta preta ao centro e uma janela preta à esquerda. À frente do terreno uma longa cerca branca de estacas em forma de seta para cima. Diante da cerca, temos a silhueta preta de quatro pessoas. À esquerda, dois homens: um deles é magro, alto, de olhos brancos e cabelos bagunçados e volumosos. Range os dentes e franze os olhos enquanto segura um lampião na altura da cabeça.; o homem ao seu lado é atarracado, barrigudo e segura um revólver na mão direita, apontando para cima, enquanto a mão esquerda aponta para o centro da imagem. No meio do banner, temos a silhueta preta de um homem forte, de pé e encarando o espectador. Ele veste um jaquetão de golas eriçadas, calça e botas. Seu cabelo curto esvoaça ao vento. Na mão esquerda, segura uma vassoura. À direita, o último personagem se apresenta de costas para o espectador,e com a cabeça voltada para o centro da tela. Diante dos olhos, um par de óculos brancos. O braço esquerdo está esticado para o meio da imagem, apontando um revólver para o homem de jaquetão. Nas costas, uma mochila branca com duas asas curtas e uma turbina preta na porção inferior. Um cabo sai do canto inferior direito da mochila e se fixa numa luva branca usada na mão direita do homem. Seu polegar direito repousa sobre um pequeno botão branco na luva. No centro da imagem, sobre a porta da casa, em letras brancas de contornos pretos temos “Sentinelas – Segunda Temporada”; Abaixo, na porta preta, há o selo branco da Agência TransMídia – que é um carimbo circular com as letras “T” e “M” maiúsculas ao centro; um pouco mais abaixo, à direita, em letras brancas contornadas de preto, “Quase uma Verdade”; No canto superior direito, em letras brancas com contorno preto, “Episódio 8 , Capítulo 16 , Parte 2”.
SINOPSE DO CAPÍTULO
Depois de Tori-Jin e Lebre Rubra terem suas versões da história contestadas, chega a vez de Doutor Kranio e Scan mostrarem porque são os líderes da equipe. Mas será que capacidade de dedução dos dois é o suficiente para elucidar o mistério sobre o que aconteceu no quartel-general?
“SENTINELAS” é uma comédia de ação em forma de áudio drama que satiriza estereótipos de super-heróis num cenário totalmente brasileiro. O nome foi escolhido pelo ouvinte Alexandre Santos Costa ao fim da primeira temporada – “Khaoz Crescente” – graças ao concurso cultural “O Nome do Time”.
A história foi escrita em 2005 e passou por diversas revisões até a presente versão em áudio. O público-alvo principal deste áudio drama é o público deficiente visual, que não possui uma representatividade expressiva no cenário de entretenimento impresso, sendo a eles negligenciadas áudio descrições de histórias em quadrinhos. O autor de “Sentinelas” – Vitor Hugo Mota – identificou nesta fraca demanda a oportunidade de contemplar seus amigos deficientes visuais e, ao mesmo tempo, incentivar o uso da mídia podcast para outros fins além do papo trivial e informal de amenidades. O texto foi totalmente adaptado para ficar o mais descritível possível e dar a oportunidade de imersão para TODOS os públicos audíveis. E para tornar ainda mais efetivo, os efeitos de fundo utilizados ilustram sonoramente as ações efetuadas pelos personagens e o cenário ao redor. Neste trajeto, o público infantil foi uma inesperada surpresa, sendo escutado por jovens entre 08 e 13 anos.
Por se tratar de uma história satírica, recheada de situações absurdas e nonsense, “Sentinelas” se tornou uma história sem preconceitos, pois não trata uma cidade ou indivíduos melhor do que qualquer outro semelhante. Toda a narrativa enaltece e também faz piada com diversas cidades e estereótipos por onde passa.
CRÉDITOS DE PARTICIPAÇÃO
- Roteiro, Direção e Produção Executiva: Vitor Hugo Mota
- Locução: Leora Heller
- Narração: Fernando Távora, Paulo Elache e Francisco do Couto
ELENCO DESTE EPISÓDIO POR ORDEM DE APARIÇÃO
– Douglas Fricke é Ari
– Bruno Gunter é Márvio
– Flávio Griot é Doutor Kranio
– Juliano Lopes é Scan
– Luana Righi é Lebre Rubra
– Mateus Mantoan é Tori-Jin
– Caio Fernandes é Claudio Gedeão
– André Baldo é Guarda 1
– Elton Vergara são Guarda 2
– Igor Alcantara é Dr. Dumont
– Marden Hebert é Brutus
– Francisco Seixas é Capitão Falcão
IMAGEM DOS HERÓIS DO EPISÓDIO
(COM DESCRIÇÃO AO PÚBLICO DEFICIENTE VISUAL)
TRILHA SONORA DO EPISÓDIO
- Funny Background Music, de Blanket Barricade
- Scammed By A Kindergartner, de John Williams
- Setting The Trap, de John Williams
- Follow That Kid!, de John Williams
- The Attack Begins, de John Williams
- Marv Enter The Basement, de John Williams
- Paint Cans, de John Williams
- Hot Hand, Sore Head, de John Williams
- Marley To the Rescue, de John Williams
- I Never Woke Up In Handcuffs Before, de Hans Zimmer
- My Mind Rebels At Stagnation, de Hans Zimmer
- Funny Background Music, de Blanket Barricade
- See You On The Other Side, de Harry Gregson-Williams
- The Lab, de Clint Mansell
- Million Mile Aways, do Offspring
- Bio Techno, de Hans Zimmer
- Programming Music For Positive Energy, de Blanket Barricade
- Go To Hell, de Clint Mansell
- Hijack, de Hans Zimmer
- Ambrose, de Hans Zimmer
- I Will Find Him, de Hans Zimmer
- Flight, de Hans Zimmer
- Data, Data, Data, do Hans Zimmer